NOUVELLES
INICIATIVAS DOS JOVENS NA AMÉRICA DO NORTE: FORMAÇÃO SOBRE O ESTATUTO DA MULHER PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS CANADIANOS, NA COMISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Há quase três anos que o Comité d'action contre la traite humaine interne et internationale (Comité de Ação contra o Tráfico Interno e Internacional de Seres Humanos - CATHII) transmite às gerações futuras os seus conhecimentos sobre a problemática do tráfico de seres humanos através do projeto CATHII-Universidade-ONU. Este projeto oferece formação a estudantes das universidades do Quebeque sobre os factores que levaram à criação do CATHII, as suas actividades de sensibilização com aliados locais e internacionais e as diferentes formas de tráfico.
Com formadores do meio académico e da comunidade, o projeto propõe elementos de compreensão, tendo em conta os efeitos estruturais e sistémicos, para melhor reconhecer o tráfico e as suas diferentes formas de exploração. Esta formação prepara os alunos do projeto para participarem plenamente nas sessões da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW), em Março, em Nova Iorque, nas Nações Unidas.
Subsequentemente, nos últimos três anos, mais de 30 estudantes de diferentes programas e áreas - Serviço Social, Psicologia, Criminologia, Assuntos Públicos e Relações Internacionais, Direito, Ciência Política e Antropologia - receberam formação e participaram na CSW! A formação cobriu vários elementos-chave: definição e diferentes formas de tráfico de seres humanos, Protocolo de Palermo, quadro legislativo canadiano sobre o tráfico, apresentação do modelo Nórdico, os diferentes organismos das Nações Unidas, advocacy e apresentação dos diferentes agentes e parceiros do CATHII - a Coalition québécoise contre la traite des personnes (Coligação do Quebeque contra o tráfico de pessoas), a rede Talitha Kum e a UNANIMA International.
Em 2023, um maior número de académicos universitários participou na 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres (CSW67), o maior encontro anual das Nações Unidas sobre a igualdade de género e o empoderamento das mulheres. Este encontro global decorreu de 6 a 17 de março de 2023, sob o tema "Inovação, mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas".
Eis alguns comentários dos participantes:
" A participação neste projeto permitiu-nos perceber a dimensão e a gravidade desta problemática que pensávamos estar longe de nós".
" Este projeto com a CATHII permitiu-nos ver e compreender melhor as questões relacionadas com o tráfico de seres humanos a nível local, nacional e internacional. Tivemos a oportunidade de dialogar com pessoas ativamente envolvidas na luta contra o tráfico de seres humanos que, ao longo dos debates, nos forneceram novos conhecimentos sobre o assunto, levando-nos a rever a nossa definição de tráfico de seres humanos, bem como a sua visão. "
"Muitas coisas nos deixaram perplexos, nomeadamente as diferentes formas de tráfico de seres humanos. Também ficámos surpreendidos com a presença latente do tráfico no Quebeque (Canadá), especialmente no sector agrícola, quando são contratados trabalhadores estrangeiros. Para nosso maior espanto, este crime é também muito difícil de identificar e os governos disponibilizam poucos recursos para ajudar as pessoas em risco de tráfico".
"É pertinente acrescentar que uma maior consciencialização sobre este assunto é de grande importância no que diz respeito à prevenção, identificação e perceção do tráfico de seres humanos. O CATHII cumpriu muito bem a sua missão ao iniciar esta formação, partilhando os seus conhecimentos e competências. Agradecemos sinceramente ao CATHII por esta excelente colaboração!
" Os últimos meses passados com a equipa do CATHII ser-nos-ão certamente úteis nas nossas carreiras futuras, bem como na vida quotidiana. Agora é a nossa vez de sensibilizar e informar outras mulheres, homens e crianças sobre o que é realmente o tráfico de seres humanos e o que está em causa. "
Mediante este projeto, CATHII - uma organização pioneira na questão do tráfico de seres humanos no Quebeque e no Canadá - transmite às gerações futuras as suas descobertas e conhecimentos sobre a questão, para continuar a luta colectiva para pôr fim ao tráfico e à exploração. Mais uma vez, este ano, é com um sentimento de gratidão que continuo a aprofundar a minha aprendizagem sobre o tráfico, como responsável por este projeto.
Kavitha Culasingam
Gestora de projectos CATHII-Universidade-ONU
19 de dezembro de 2023